Olá, sou o Pedro Filipe, resido em Lisboa e o meu contacto é 96 3210 947 / pbsfilipe[at]gmail.com

Áreas

INDÚSTRIA GRÁFICA
Revista Blue Travel N2 Junho2003Sou um profissional de indústria gráfica, especialista em pré-impressão desde 1992, altura em que finalizei a formação de três anos na Escola Profissional Val do Rio e de seguida, comecei a trabalhar na área. Até à data, passei por todas as experiências, em sistemas operativos Windows e Macintosh: desde a digitalização em scanners de grande formato planos e de tambor, ao tratamento e pós-produção de imagem, paginação, artes finais, imposição, pre-flight, produção e revelação de fotolitos, provas de cor profissionais e impressão digital — na empresa PICTORIAL, fui responsável pela máquina fotográfica industrial Lightjet 500 XL — impressão máxima 2,5 x 3 mts, onde preparava os trabalhos para impressão laser, segundo os mais altos padrões de qualidade e tratava da revelação dos materiais (duratran e papel fotográfico). Também na PICTORIAL preparava os trabalhos para o diverso equipamento e imprimia em plotters.
Na editora BLUE MEDIA, atribuiram-me a responsabilidade de escolher um scanner profissional para slides e opacos. Durante 15 meses, o meu trabalho na empresa cingiu-se à digitalização, tratamento e inserção de imagens nos ficheiros Adobe InDesign, preparação de PDF’s e gravação em CD das revistas Blue Living e Blue Travel

  • Pré-impressão

Digitalização, tratamento e composição de imagens, paginação, arte finalista, saída de fotolitos e sua revelação. Controlo de qualidade.

  • Impressão digital

Preparação de ficheiros para médio e grande formato e impressão em plotters. Preparação de ficheiros para impressão laser em papel fotográfico e duratran, revelação de materiais.

WEBDESIGN
Destaco a formação em HTML, CSS e WordPress no CENJOR e na CITEFORMA.
Após estas formações, comecei a desenvolver websites no sistema de gestão de conteúdos WordPress: Dot World Tour (agência de viagens), Joaquim Machado (representante), Pró-Ordem dos Professores (sindicato), Luís Cabete (formação), Ser Biológico (mercearia bio), Jornal Dínamo (OCS, anteriormente construído em Joomla).
Outras formações: Joomla, Flash, Dreamweaver, FrontPage e antigas linguagens de programação.
  • WordPress, Joomla e Redes Sociais (Facebook, Instagram, Linked In, Twitter e YouTube).
FOTOGRAFIA

O bichinho despertou quando, aos 18 anos, recebi uma câmera fotográfica analógica Minolta SRT 101 e comecei como autodidacta a fotografar principalmente, corridas de automóveis e motocross no Norte de Portugal. Aos 23 anos, participei na 1ª Maratona Fotográfica de Lisboa com duas câmeras fotográficas emprestadas Nikon. Uma com lente 50mm e outra com lente 250mm. A prova decorreu durante 24 horas e ganhei… experiência.

Passando ao digital, com uma compacta

Ao longo dos anos, tenho mantido contacto com diversas câmeras fotográficas digitais e captado as mais variadas situações nas áreas desportivas, culturais e sociais como repórter fotográfico para o jornal cultural online: Jornal Dínamo®. Comecei com uma compacta, depois passei para uma bridge e actualmente tenho uma DLSR Canon 700D. Aqui neste jornal, em 2012, obtive a Carteira de Jornalista (CP 6277 A).

Formação

Um dia, surgiu-me a oportunidade e fazia sentido ter as bases, então em 2012 inscrevi-me na formação de ‘Iniciação à Fotografia’. Aqui, adquiri bastantes conhecimentos com os fotógrafos Arlindo Pinto e João Vasco. Mais tarde, em 2013, fiz formação de ‘Adobe Photoshop’ com Jorge Alves, destinada a fotógrafos.
Em 2015, fiz as formações ‘Fluxo da Fotografia Digital’, com Ricardo Dias, onde aprendi Adobe Bridge e Camera RAW (como trabalho final produziu-se o livro Notas Soltas 2.0.1 onde se encontram algumas fotos minhas) e ‘Iluminação Fotográfica’ com Gonçalo Salema e Luís Murtinha Ferreira, no CENJOR.

  • Actualmente, fotografo com uma Canon 700D. (Janeiro 2021)

 

Notas Soltas 2.0.1Trabalhos em destaque

2013 — Trabalho voluntário de cobertura de evento por ocasião do 10º aniversário da Associação “Bué Fixe”.
2018 — Fotógrafo oficial na Inauguração do RoofTop GoldenSushi, Hotel Mundial, Lisboa.

 

Nota: esta página encontra-se em permanente actualização.